PRIMEIRO TRATAMENTO ESPECÍFICO PARA ENXAQUECA CHEGA AO BRASIL!

Quando vi essa matéria no ano passado, me enchi de esperança, pensei muito nos meus pacientes e em como seria esse tratamento para agregar ao nosso.
Então fui entender, estudar para poder trazer tudo pra vocês. Vamos lá.
Já vou responder a primeira dúvida que sei que vão fazer. SIM, é um medicamento! Ahhhhh
É uma classe nova de medicamentos, os chamados Monoclonais e o primeiro deles aprovado é Erenumabe (nome comercial: Pasurta), produzido pela farmacêutica Novartis, o Erenumabe diminuiu pela metade o número de crises após quatro meses de uso, em uma pesquisa da King’s College de Londres, na Inglaterra.
Mas como o Erenumabe funciona? Ele foi criado a partir de anticorpos que atuam contra uma substância química, pró inflamatória, especial chamando CGRP, que é a substância liberada no processo inflamatório da enxaqueca. Sendo assim tem sua função diminuir a frequência, a intensidade e a duração das crises.
O CGRP induz a vasodilatação e ao aumento da permeabilidade vascular, causando o extravasamento de proteínas e a ativação plaquetária. Este processo é conhecido por inflamação neurogênica estéril e resulta em dor pulsátil e sensibilização periférica, características deste tipo de cefaleia
Já foram aprovados outros medicamentos, também anticorpos monoclonais, como por exemplo o Emgality. E trabalham da mesma maneira no nosso cérebro, inibindo a função inflamatória da CGRP.
E para quem serve esses remédios?? É aí que na minha opinião está o problema. Muitos médicos que eu conversei sobre o assunto, disseram que recomendariam o uso em Último caso, quando já tivessem tentado outros medicamentos e tratamentos não farmacológicos, e esses tratamentos não tivessem dado resultado.
Por mais que dizem que não tem grandes efeitos colaterais, só teremos a certeza após muitos anos, verificando os resultados em um grupo maior de pessoas.
Além disso, deve-se avaliar muito o custo benefício desdes medicamentos, pois aqui no Brasil o valor de 1 dose está em torno de R$ 2mil à R$ 3mil reais... sendo necessário o uso contínuo.

Vou deixar então vocês tirarem as próprias conclusões de vocês, mas gostaria muito de ouvir a opinião por aqui. Ok!!!
#enxaqueca #remedioparaenxaqueca