OFFICE SYNDROME - JÁ OUVIU FALAR??


Se você mora em uma cidade grande e trabalha em um ambiente de escritório, é provável que você sofra da Síndrome do Escritório, mesmo que não o conheça.

Não é uma doença, mas sim um grupo de sintomas relacionados à postura doentia. O trabalhador de escritório típico passa horas e horas sentado na mesma posição, trabalhando na frente da tela do computador.


Num primeiro momento, essa Síndrome não é muito levada à sério, mas, se não for abordada da maneira correta a Síndrome do Escritório pode levar a problemas sérios, principalmente para os músculos e a coluna.


QUAL É A CAUSA DA SÍNDROME DO ESCRITÓRIO

Um ambiente de trabalho ruim é uma das principais causas da síndrome do escritório. A altura e o posicionamento inadequados da mesa do computador e do teclado levam a uma posição sentada errada. Inclinar ou inclinar-se com os ombros, fazendo uma curvatura errada da coluna causa constante contração muscular, resultando gradualmente em músculos fracos e aumento da tensão em outros grupos musculares.

Olhos secos e dor de cabeça também podem resultar de longas horas diante das telas do computador. Sintomas psicológicos como depressão, insônia e fadiga também podem ocorrer. Todos estes também se enquadram no espectro da Síndrome do Escritório.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?



· Dor nas costas, pescoço, ombros e dor no joelho

· Dormência dos dedos, braços e pés

· Dor muscular

· Tendinite como tenossinovite de De Quervain e cotovelo de tenista

· Dor de cabeça

· Olhos secos – e casos graves de lesões na córnea

· Vertigem

· Depressão

· Insônia

· Fadiga



QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS?

Se você suspeitar que está tendo sintomas relacionados à Síndrome do Escritório, fale com o seu médico. O tratamento depende essencialmente dos sintomas e da parte do corpo que é preocupante, e geralmente envolve medicamentos, fisioterapia e terapias alternativas, como a acupuntura.No entanto, como diz o ditado, “um grama de prevenção vale um quilo de cura”, é muito mais fácil tomar medidas para prevenir a Síndrome do escritório do que ter que lidar com os problemas quando eles se desenvolvem.

Nem todo mundo que trabalha em um escritório está destinado a desenvolver a Síndrome do Escritório. Tudo o que é necessário são alguns ajustes no local de trabalho e o desenvolvimento de bons hábitos, e a Síndrome do Escritório pode ser facilmente evitada.

5 dicas básicas para te ajudar!!!

1- praticar postura adequada. Sente-se ereto, com os ombros para trás e o queixo dobrado para alongar a coluna. A boa postura é sempre importante, mesmo quando não está no trabalho.

2- Ajuste a altura do seu monitor, e da sua postura. Fazer isso a cada 1-2 horas ajuda a evitar fadiga muscular e subsequente desleixo. Você também pode alterar o ângulo do seu assento e evitar sentar na beirada do assento.

3- Tente se exercitar por 30 minutos ou mais, pelo menos três vezes por semana. Concentre-se em exercícios que possam fortalecer seus principais grupos musculares, o que, por sua vez, pode ajudar na sua postura.

4- Ergonomia na mesa. O mouse e o teclado do computador devem estar diretamente à sua frente, a uma distância confortável, com os braços devidamente apoiados. A tela do computador deve estar a um braço de distância de você e nivelada com ou ligeiramente abaixo da sua linha de visão.

5- Lembre-se de fazer uma pausa. Faça pausas curtas ao longo do dia para descansar os olhos. Este também é um bom momento para esticar ou fazer uma pausa em pé.


PRESENTE DE LIÇÃO DE CASA




Além dessas dicas sempre que precisar procure um fisioterapeuta, estamos aptos à realizar toda ergonomia necessária e atuar na prevenção também.


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