Como é o tratamento pós-operatório da cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior?


Uma das lesões mais comuns no esporte ou para quem pratica algum esporte é a Lesão de LCA(ligamento cruzado anterior) e a grande maioria dos casos são cirúrgicos, então vamos saber um pouco mais sobre a reabilitação!


A reabilitação após a cirurgia para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior é tão importante quanto a técnica cirúrgica em sí para o resultado do procedimento. Por isso é muito importante uma boa fisioterapia.



1.Pós-operatório inicial:

Início ime


diato onde se busca tirar o inchaço e a dor, melhorar a mobilidade e fazer com que o paciente gradativamente largue a muleta e volte a caminhar próximo do normal.


2.Fase de fortalecimento:

O objetivo principal é a recuperação da força da musculatura estabilizadora do joelho, para isso utilizamos exercícios e aparelhos que promovam o ganho de massa.


3.Fase de reabilitação funcional:

O Objetivo nesta fase é fazer com que o corpo se reacostume a utilizar esta musculatura e que o joelho volte a funcionar como antes da cirurgia. Treinos de corrida, treinos de aceleração, desaceleração e mudanças de direção e treinos de salto são introduzidos gradativamente.


4.Fase de treinamento esportivo:

O paciente será gradativamente exposto aos gestos esportivos de seu esporte específico.

Retorno esportivo:

No caso de atletas será permitido quando o paciente tiver um bom equilíbrio de força, quando tiver bom equilíbrio em testes funcionais. Assim estará apto para treinamentos, jogos e competições.

"É nessa fase que nossos pacientes mais se divertem, batemos bola, a fisioterapia fica muito mais dinâmica, e isso faz toda diferença para a recuperação", diz nosso Fisioterapeuta Marcelo Massaia.

5.Retorno esportivo:

O tempo em que o paciente passa em cada fase depende de como estava o joelho antes da cirurgia em termos de força, dor e edema, da dedicação e da qualidade da reabilitação além da resposta individual ao tratamento.

"Quando um atleta entra em campo após uma lesão, me sinto muito orgulhoso, sensação de dever cumprido. Durante as Olimpíadas da China, tínhamos que recuperar a Marta a cada jogo, e cada Gol que ela fazia era um prêmio pra gente! Marcelo Massaia.






💪💪#fisioterapia#dor#reabilitação#marcelomassaia#fisioterapiaesportiva#preventiva#corporevita#campobelo#lca#esportes#futebol



0 visualização

©2019 by Clínica CorporeVita. Fotos by LeãoStudio e Pipandreoli