A ENXAQUECA E O COVID19

Se você sofre com dor de cabeça ou enxaqueca, deve estar muito preocupada nesse momento de Pandemia correto???

Pois é, e se tiver dor de cabeça, corro para o hospital? E a minha dor de cabeça, é normal ou posso estar com COVID?


Calma, vamos por parte e vou te ajudar!

Sabemos que nesse momento o pronto-socorro é um potencial foco de infecções por COVID-19, então você que sofre com dor de cabeça ou enxaqueca, deve ser muito criterioso na busca de atendimento de emergência.

Ir para o hospital, para fazer exame, ou mesmo em busca de analgésico, aumentará sua exposição e o risco de infeccção pelo coronavirus. Portanto, nossa recomendação é de atenção aos seus sintomas.

Em caso de um episódio de cefaleia e pacientes que sofrem com dores recorrentes, mesmo com sintomas incapacitantes, como náuseas, devem seguir as orientações do seu médico para tratamento medicamentoso das crises, preferencialmente em suas casas. Apoie-se na telemedicina e nos atendimentos on-line, para se evitar a ida ao hospital.

O atendimento de pronto socorro para casos de enxaqueca costuma focar no alívio do sintoma e não na investigação diagnóstica ou no tratamento a longo prazo. Por isso se você estiver com dor, somente irão medica-la e mandá-la embora para casa. E caso o quadro continue, será encaminhada para uma pesquisa ambulatorial.


Eu acredito também, que o ambiente hospitalar não é o mais adequado para quem sofre de enxaqueca pois é estressante, ruidoso, com luzes fortes e odores intensos – todas estas condições tendem a piorar as crises de dor de cabeça. Pacientes com dores de cabeça recorrentes devem ter um médico responsável pelo tratamento, buscando diminuir a intensidade, duração e frequência dos sintomas de cefaleia.

Se você acha que só medicamento intravenoso resolve esses casos de enxaqueca forte, você pode estar enganada, não quer dizer que são melhores que os usados via oral. Muitos medicamentos de via oral, tomados no momento certo podem ajudar e muito nesses casos.


Sou a favor de realizar as sessões de fisioterapia, bem como relaxamento para o alívio das crises. Nossa experiência no tratamento da enxaqueca, inclusive nos momentos de crise tem sido um sucesso. (Renata Massaia)


MAS QUANDO PROCURAR UM PRONTO SOCORRO ENTÃO?



SEMPRE em situações onde a dor de cabeça vem acompanhada de outros sintomas que podem indicar uma doença mais grave. Nem sempre que a pessoa apresenta algum desses sintomas haverá confirmação da gravidade, mas é necessária uma atenção maior e eventualmente uma avaliação na emergência.

- Febre com confusão mental ou rigidez do pescoço e da nuca;

- Perda de consciência (desmaio), confusão mental ou desorientação;

- Dor de cabeça, vermelhidão ocular e perda visual periférica aguda;

- Vômitos que não permitem ingestão de líquidos, mesmo após medicação para náusea;

- Dor de cabeça abrupta, intensa ou progressiva em pessoas com mais de 50 anos, que nunca tiveram dores de cabeça antes;

Outras condições que devem ser sinais de alerta:

- Dor muito abrupta, já muito forte desde o primeiro minuto;

- História de neoplasia (câncer)

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.

Sintomas mais comuns:

· febre

· tosse seca

· cansaço

Sintomas menos comuns:

· dores e desconfortos

· dor de garganta

· diarreia

· conjuntivite

· dor de cabeça

· perda de paladar ou olfato

· erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Sintomas graves:

· dificuldade de respirar ou falta de ar

· dor ou pressão no peito

· perda de fala ou movimento

A dor de cabeça isoladamente, não quer dizer que esteja infectada, por isso não se apavore!

E o isolamento?? Como não entrar em crise?


Essa pergunta também é muito importante... então vamos falar sobre isso no próximo post ok!!!


#corporevita #fisioterapia #enxaqueca #enxaquecazero #metodoenxaquecazero #renatamassaia #chegadedor

0 visualização

©2019 by Clínica CorporeVita. Fotos by LeãoStudio e Pipandreoli